A Defesa Civil mantém o estado de alerta para esta sexta-feira (20) em Santa Catarina. No relatório mais recente, 26 municípios confirmaram prejuízos por conta das tempestades dos últimos dias. As cidades de Rio Negrinho e Ascurra encaminharam os decretos de situação de emergência.
O secretário da Defesa Civil, Armando Schroeder, pediu para a população comunicar os órgãos oficiais sobre qualquer sinal de excesso de chuva no solo. “Liguem para o 193 e o 199, principalmente quando houver deslizamentos e a terra tiver cedido. Nos procurem para a gente se preparar para este evento”, frisou.
Segundo a prefeitura de Rodeio, um abrigo foi ativado na cidade, e já foram contabilizadas 150 pessoas desalojadas e 40 desabrigados. O município de Rio Negrinho informou que na cidade são 80 desalojados por conta das fortes chuvas. Além disso, foram registrados alagamentos em 30 edificações, 43 deslizamentos de terra, 28 quedas de muros e três quedas de árvores.
Municípios afetados
As prefeituras de Canoinhas, Concórdia, Major Vieira, Três Barras, Lauro Muller, Siderópolis e Pomerode também informaram que ruas amanheceram alagadas nesta quinta-feira (19). As demais cidades impactadas pelos temporais nas últimas 48 horas são: Bom Jesus, Palmitos, Ituporanga, Abelardo Luz, Imbituba, Sangão, Ponte Serrada, Corupá, Bom Jardim da Serra, Guaramirim, Rodeio, Taió, Indaial, Timbó, Benedito Novo, Ascurra, e Rio Negrinho.
Fotos – Divulgação/Secom.