Deputados eleitos tomam posse na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Os 40 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomam posse nesta quarta-feira (1), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Os políticos irão assumir efetivamente o mandato parlamentar que é válido pelos próximos quatro anos. A sessão solene de posse e Instalação da 20ª Legislatura está marcada para 9h, no Plenário Osni Régis, em Florianópolis.

Conforme o Regimento Interno da Casa, a sessão será presidida pelo parlamentar com mais idade entre os de maior número de legislaturas, que, nesse caso, é o deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Ele vai constituir a mesa de autoridades, convidar dois deputados para ajudar na condução da sessão e proclamar o nome dos eleitos. Em seguida, ele irá tomar o juramento dos parlamentares que serão chamados um por vez para assinar o termo de posse.

O mandato dos 40 deputados inicia em 1º de fevereiro deste ano, e vai até 31 de janeiro de 2027. Dos atuais deputados, 24 voltam para a Alesc após serem reeleitos, e 16 vão assumir pela primeira vez.

Eleição do presidente e Mesa diretora
Com todos os deputados empossados, será aberta a sessão preparatória para a eleição do presidente da Assembleia Legislativa, que irá ficar no cargo por dois anos. A escolha poderá ser em dois turnos, se tiver três ou mais candidatos.

As candidaturas são apresentadas na abertura da sessão. Será eleito o candidato que tiver a maioria simples dos votos. Eleito o presidente, ele assume o cargo de imediato e já comanda uma nova sessão preparatória, dessa vez para a eleição dos demais membros da Mesa diretora: primeiro e segundo vice-presidentes; e primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.

Confira a lista dos deputados eleitos

Altair Silva
Ana Campagnolo
Antídio Lunelli
Camilo Martins
Carlos Humberto
Dr. Vicente Caropreso
Edilson Massocco
Egídio Ferrari
Estêner Soratto Júnior
Fabiano da Luz
Fernando Krelling
Ivan Naatz
Jair Miotto
Jerry Comper
Jessé Lopes
José Milton Scheffer
Julio Garcia
Lucas Neves
Luciane Carminatti
Marcius Machado
Marcos da Rosa
Marcos Vieira
Mário Motta
Marquito
Matheus Cadorin
Mauricio Eskudlark
Mauro de Nadal
Napoleão Bernardes
Neodi Saretta
Nilso Berlanda
Padre Pedro Baldissera
Paulinha
Pepê Collaço
Rodrigo Minotto
Sargento Lima
Sérgio Guimarães
Sérgio Motta
Tiago Zilli
Oscar Gutz
Volnei Weber

 

Com informações de Daniela Legas – Agência AL.



  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%