Deputados assumem cargos e Mauro de Nadal é eleito presidente da Alesc

Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

O deputado Mauro de Nadal (MDB) foi eleito, nesta quarta-feira (1), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para o mandato entre 2023 e 2025. O político volta a ocupar o cargo que já havia exercido em 2021. Dos 40 deputados, 38 votaram na chapa encabeçada por Nadal, exceto os deputados Sargento Lima e Ana Campagnolo que votaram de forma divergente.

A votação foi aberta e nominal, e o processo foi conduzido pelos deputados Padre Pedro Baldissera (PT) na presidência, e Julio Garcia (PSD) e Marcos Vieira (PSDB) secretariando os trabalhos.

Foram definidos os demais integrantes da Mesa Diretora do Legislativo estadual, também com vigência para os próximos dois anos. Foram escolhidos Maurício Eskudlark (PL) como 1º vice-presidente; Rodrigo Minotto (PDT) como 2º vice-presidente; Paulinha (Podemos) como 1ª secretária; Padre Pedro Baldissera (PT) como 2º secretário; Marcos da Rosa (União Brasil) como 3º secretário; e Delegado Egídio Ferrari (PTB) como 4º secretário.

Acordo partidário

Tanto a eleição para a Presidência quanto para os cargos da Mesa Diretora foram obtidas mediante a apresentação de candidaturas únicas. Ao proferirem seus votos, os deputados observaram que o encaminhamento atendeu a um acordo prévio entre os partidos e blocos partidários, visando a autonomia e o bom funcionamento da Casa, também sendo citadas a qualificação e experiência dos nomes indicados.

Já empossado como presidente, Nadal declarou que a sua gestão vai abrir espaço para os diferentes posicionamentos do Legislativo estadual.

“Nossa assembleia é plural e cada parlamentar tem a sua visão de mundo, as suas prioridades, uma representação estratificada da sociedade e o meu compromisso pessoal é de trabalhar incansavelmente para que todos, todos, possam exercer seus mandatos na plenitude, sempre para atender o interesse da sociedade catarinense com harmonia e respeito ao próximo.”

Ele afirmou que pretende dar sequência a projetos e ações que contribuam para a modernização administrativa da Alesc, tornando seus processos internos mais ágeis, transparentes e próximos do cidadão.

Já ao governador do Estado, Jorginho Mello (PL), Nadal declarou que pretende manter um relacionamento de “alto nível e respeitoso”, com “harmonia e cooperação” entre os poderes.

O novo presidente da Assembleia Legislativa encerrou seu pronunciamento afirmando que a cooperação e a soma de esforços entre os agentes públicos, independente de posicionamento partidário, é também um desejo da sociedade catarinense.

“Esta  é a vontade do nosso eleitor. Que todos nós estejamos irmanados para construir uma Santa Catarina melhor, para honrar e orgulhar o voto de cada um e cada uma que conferiram a nós o mandato e a responsabilidade de fazer um trabalho de excelência por eles e pelo nosso estado catarinense.”

Representatividade

A nova legislatura terá representação de 13 partidos. A maior bancada será do PL, com 11 cadeiras, seguida do MDB, com seis deputados. O Partido dos Trabalhadores vem na sequência com quatro representantes. O PSD, PP, Podemos e União Brasil terão três cadeiras cada. PSDB soma dois deputados. O Novo, o PDT, Psol, PTB e o Republicanos contam com um representante cada.

Veja a lista dos 40 deputados estaduais

A Rádio Jovem Pan News de Florianópolis  marcou presença na cerimônia de posse dos 40 deputados eleitos em Santa Catarina.

Confira




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%