Nesta sexta-feira (29), a WKoerich entrega para a comunidade da Grande Florianópolis um grande espaço público: o Parque Costa Azul, na região continental, localizado na Rua Marcílio Dias, esquina com Rua Eugênio Raulino Koerich, no Novo Estreito.
O espaço foi adotado e revitalizado pela construtora e o projeto traz assinatura do escritório de paisagismo JA8 Arquitetura Viva. A inauguração oficial, com participação de representantes da família Koerich e órgãos públicos aconteceu no Plantão de Vendas do empreendimento Costa Azul, ao lado do parque. A ação é realizada no espaço em virtude das condições climáticas.
O Parque Costa Azul é uma resposta à crescente demanda por áreas ao ar livre, refletindo a busca por um estilo de vida mais tranquilo e saudável, com ênfase em conforto e segurança.
O novo parque, localizado no Novo Estreito, é duas vezes maior que a Praça Nossa Senhora de Fátima, também na região continental e igualmente revitalizado pela WKoerich.
Waltinho Koerich, diretor da WKoerich, destaca a enorme satisfação pelo projeto. “Várias equipes estão envolvidas nesse projeto desde a sua concepção, desde a estruturação com os órgãos públicos e também com as entidades que trabalham com esse tipo de ação. São muitas pessoas, inclusive os profissionais envolvidos na execução, que depositaram seu suor e sua competência profissional para essa obra que é realmente muito interessante, não só para a WKoerich, mas para a comunidade de Florianópolis”, ressalta.
Segundo Koerich, é uma alegria ver o parque repleto de pessoas de todas as idades, utilizando o espaço e interagindo. “De acordo com alguns estudos que estamos fazendo de monitoramento, mais de mil pessoas visitaram o nosso Parque Costa Azul, que tá sendo inaugurado hoje, mas como ele tem 22 mil mt², foi entregue em quatro etapas. Essa é a quarta etapa entregue, com a conclusão da Praça Marcílio Dias”, destaca Koerich.
Diversas instalações
O local conta com diversas instalações, como playground, pet place, mirante, estação de ginástica, espaço para piquenique, quadras de beach tennis, quadra de futevôlei, quadra de vôlei de areia, quadra de streetball e o ainda é cercado por uma abundante vegetação.
O projeto é assinado pela arquiteta e urbanista Juliana Castro, especializada em paisagismo de espaços públicos e privados de uso coletivo. Ela destaca a importância de criar espaços urbanos mais amigáveis e gentis para as pessoas. O Parque Costa Azul busca conectar todas as dimensões da vida, com o objetivo de criar lugares atraentes e felizes.
“Durante o processo de design, buscamos conectar todas as dimensões da vida neste parque. Foi trabalhado meticulosamente na integração de elementos naturais com os equipamentos instalados no parque. Foi uma tarefa desafiadora, mas acreditamos que a harmonia entre o ambiente construído e a natureza é fundamental para criar lugares atraentes e felizes”, explica Ana Ogata, arquiteta da WKoerich.
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, comenta a importância dessas parcerias com empresas privadas para entregar equipamentos como esse.
“As parcerias são importantes por vários motivos. Primeiro porque fica evidente a necessidade de construir espaços públicos de qualidade, e quando trazemos parceiros que estão envolvidos na comunidade, eles têm essa percepção do que a comunidade precisa. Nessa parceria com a prefeitura, damos todas as condições para os parceiros usarem a criatividade. Essa praça é 100% com investimento privado e que vai ser aproveitada por toda comunidade”, pontua Topázio.