De contrato renovado até junho de 2024, o técnico brasileiro Gabriel Magalhães embarca novamente à Tailândia para iniciar a preparação do Chiangrai United para a temporada que está por vir. Sendo assim, ele comandará o time na pré-temporada pela primeira vez desde que foi contratado pelo clube asiático. A estreia do Chiangrai na Thai League 1 está prevista para o mês de agosto.
“As expectativas são melhores possíveis, chego pela primeira vez na Tailândia como treinador principal em começo de temporada e isso me dá uma maior responsabilidade. Sei que será difícil devido às movimentações do mercado, mas irei em busca dos objetivos traçados pelo clube para temporada”, comentou o treinador brasileiro.
Gabriel Magalhães possui 39 anos de idade e tem em seu currículo as licenças A, B, C e PRO da CBF Academy, além da Licença de Análise de Desempenho, também fornecida pela instituição. No Brasil, foi o Head da equipe de análise de desempenho do Corinthians entre os anos de 2016 e 2020, e também trabalhou como auxiliar técnico de equipes como Brasiliense, Anápolis, Gama, Sampaio Corrêa, Maringá e Fortaleza, este último pela categoria sub-20.
No segundo semestre de 2023, Magalhães irá para sua terceira temporada no futebol tailandês, onde já atuou como auxiliar técnico do Buriram United, último campeão da Thai League 1, treinador do Chiangrai City e treinador do Chiangrai United, em 2022 e 2023, respectivamente. Ele comentou sobre sua adaptação ao futebol do país e as diferenças em relação ao esporte praticado no Brasil.
“A primeira delas é sobre a importância de pontuar e não deixar para o segundo turno, pois diferente do Brasil a mudança é drástica de um turno para o outro e caso você não consiga uma boa pontuação no primeiro turno, no segundo turno as equipes investem ainda mais e com isso se torna difícil buscar uma Champions League, por exemplo. Além disso, as equipes com maior poder aquisitivo costumam comprar atletas das demais, e com isso você tem que estar sempre bem posicionado na tabela e de olho no mercado em caso de baixa ou de necessidade de buscar algum atleta como reforço”.
O Chiangrai United encerrou a participação na Thai League 1 da temporada 22/23 na quinta colocação da tabela, apenas duas posições atrás do primeiro que se classificaria para os playoffs da Champions League asiática. Agora com a chance de treinar seu plantel desde a pré-temporada, Gabriel Magalhães trouxe à tona as projeções do time para a temporada.
“Sem dúvidas o objetivo é classificar o time de volta para Champions League, se puder ser ganhando a AFC CUP, melhor, pois título é sempre bom para coroar um trabalho. Mas se não for possível vamos em busca de ficar entre os 2 ou dependendo 3 melhores da Thai League 1”, concluiu.