O jovem Arthur Chaves foi convocado, pela primeira vez na carreira, para a seleção brasileira de base. O jogador de apenas 22 anos foi um dos grandes nomes da boa campanha do Acadêmico de Viseu, de Portugal, na temporada 2022/2023.
Cria da base do Avaí onde ficou por mais de 10 anos, o atleta realizou 35 jogos pelo clube europeu e marcou um gol. O time terminou na quarta colocação da Segunda Liga e quase conquistou o acesso para a elite do futebol português.
Arthur é apenas o quarto jogador de todo o grupo convocado por Ramon Menezes que atua fora do Brasil. Os jogadores irão disputar os jogos pan-americanos no Chile, com data prevista para o final de outubro.
Arthur foi capitão em todas as divisões de base pelas quais jogou no Avaí. O atleta estreou pela equipe profissional em 2021, tendo disputado o Campeonato Catarinense, a Copa Santa Catarina e a Série B do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, assumiu a titularidade do time e atuou em 27 jogos entre as disputas do Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série A. Depois foi vendido ao Acadêmico de Viseu, clube pertencente ao grupo Hoffeienhein, da Alemanha, por 3 milhões de euros.