Dia Mundial do Rock: cinco filmes para celebrar a data

Foto: Mike Cameron/Divulgação

No dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock, data que teria sido criada por Phil Collins, lendário baterista do Genesis e cantor solo, ao se apresentar no Live Aid de 1985, realizado no Wembley Stadium, em Londres. A data é comemorada apenas no Brasil. 

Phill Collins se apresentou duas vezes, uma ao lado de Eric Clapton. Durante sua apresentação, onde “Against All Odds (Take a Look at Me Now)” e “In the Air Tonight”, o músico brincou que aquele dia seria considerado o Dia Mundial do Rock. A partir dos anos 1990, as rádios brasileiras adotaram a data e se tornou comemorativa. Para comemorar a data, a Jovem Pan News separou uma lista de filmes temáticos do rock internacional e nacional que você precisa conferir. 

Bohemian Rhapsody 

Foto: Bohemian Rhapsody/Reprodução

Em 2018, um blockbuster musical dominou os cinemas. O filme Bohemian Rhapsody, em alusão ao clássico da banda, retrata a história de uma das maiores bandas da história do rock mundial, “Queen”. O longa aborda o início da banda, os dilemas amorosos, vícios e o orgulho de Freddie Mercury, além da ascensão da banda até a grande apresentação no Live Aid, considerada uma das mais icônicas da música. Em 2019, o filme ganhou simplesmente cinco Oscars. 

Rocketman 

oto: Rocketman/Reprodução

Elton John é um dos poucos artistas que se tornaram atemporais. Dono de grandes sucessos como Your Song, Candle In The Wind, Tiny Dancer, Rocket Man e Can You Feel The Love Tonight, Elton John é considerado um dos músicos mais populares do século XX. Rocketman é mais uma grande biografia cinematográfica realizada nos últimos anos, em uma espécie de relato, Reginald Dwight, mais conhecido como Elton John (Taron Egerton) conta os momentos de dificuldades na carreira, o sucesso, problemas com álcool e dilemas sexuais. 

The Dirt

Foto: The Dirt/Reprodução

Hard Rock é uma das palavras que define a banda Motley Crüe, conhecida nos anos 80 e 90 pelo grande número de polêmicas. O filme da Netflix The Dirt: Confissões do Mötley Crüe, lançado em 2019, conta a história da formação do quarteto, Nikki Sixx, Tommy Lee, Mick Mars e Vince Neil, que vivenciaram a flor da pele o clássico “sexo, drogas e rock n roll”. 

Yesterday 

Foto: Yesterday/Divulgação

E se o mundo todo esquecesse a banda The Beatles, como seria? O filme “Yesterday” aborda esta temática, quando Jack Malik (Himesh Patel) é o único a lembrar as canções e as lança como se fossem suas. Em uma mistura de clássicos, culpa e problemas amorosos, o filme conduz o telespectador, apenas pela música, sem propriamente utilizar a imagem dos lendários, Paul McCartney, Ringo Starr, George Harrison e John Lennon.

Minha fama de Mau 

Foto: Minha Fama de Mau/Divulgação

Precursores do movimento Jovem Guarda na década de 60, Wanderléa, Roberto Carlos e Erasmo Carlos foram retratados no filme Minha Fama de Mau, lançado em 2019. O filme acompanha o início da carreira de Erasmo Carlos, seu envolvimento com Tim Maia, parceria com Roberto Carlos e interesses amorosos em Wanderléa.




  • 0%