14,9% das mulheres de Florianópolis nunca fizeram um Papanicolau

 

Foto: LabExame/Divulgação

Dados mostram que 20% das mulheres das capitais brasileiras nunca realizaram o exame citopatológico do colo do útero. Em Florianópolis, 14,9% das mulheres nunca fizeram o exame, um número menor em relação a outras capitais como Maceió, onde 40% das mulheres da cidade não fizeram o exame sequer uma vez.  Os dados a nível nacional aumentam de acordo com a faixa-etária. Entre as mulheres de 25 a 34 anos, 26,4% não realizaram o teste, já entre 18 e 24 anos: 64,3%.

Os números são do Observatório de Atenção Primária à Saúde da Umane, baseados em informações da nova pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Os dados preocupam porque a taxa de mortalidade por câncer de colo do útero havia caído significativamente com o aumento do rastreamento da doença através do exame de Papanicolaou. 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados 16.590 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres. Santa Catarina tem uma taxa estimada de 5,92 casos para cada 100 mil mulheres.

O exame preventivo de colo no útero, conhecido como Papanicolau, pode reduzir de 60% a 90% os casos desse tipo de câncer. O exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença no início, antes que a mulher tenha sintomas. O SUS oferece gratuitamente o exame.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%