O gabinete de crise do Ministério Público de Santa Catarina, que agilizou a liberação de estradas bloqueadas no Estado, vai a partir deste mês encaminhar à justiça denúncias referentes ao suposto uso de crianças e mulheres como escudo humano em algumas manifestações. Uma foto que circula pelas redes sociais mostra crianças em meio à mobilização na cidade de Itajaí. Um vídeo de um bloqueio em Paranaguá, no Paraná, mostra um homem pedindo para crianças e mulheres formarem um escudo, pois a polícia não seria “covarde” em realizar alguma contenção.
- Grupo 1: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
- Grupo 2: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Médico bolsonarista pede para idosos, mulheres e crianças serem 'escudo humano' em rodovia pic.twitter.com/nZk3Xe4xQO
— Pragmatismo Politico (@Pragmatismo_) November 4, 2022
Outras supostas infrações também serão investigadas, em um trabalho conjunto com as forças de segurança do Gaeco, Polícia Federal e Policia Militar de Santa Catarina. “Agora, nesse segundo momento, vamos iniciar os procedimento de punição, tanto de multa quanto de responsabilidade civil e penal, se for o caso, para pessoas que participaram dos atos e acabaram por prejudicar a população em geral” — explicou a integrante do gabinete de crise do MPSC, Dra. Gladys Afonso.
Em Santa Catarina os últimos pontos de bloqueio, nas regiões norte e alto vale, foram desmobilizados na última quinta-feira (03), em atualização da Polícia Rodoviária Federal. A preocupação, no momento, é de que manifestantes voltem a bloquear novas estradas.