O Estado de Santa Catarina deve ter chuva persistente até terça-feira (11). A chuvas que predominam no tempo do Estado desde domingo (9) é resultante de uma frente fria combinada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina. As precipitações tendem a variar entre 70 e 100 mm no período, podendo ultrapassar pontualmente esses valores, principalmente no Grande Oeste, Serra e Litoral Sul.
- Grupo 1: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
- Grupo 2: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O órgão também emite nível de atenção para essas regiões para ocorrências por conta da chuvas e também para a área mais ao oeste do Planalto Norte, do Alto Vale do Itajaí e para os municípios mais ao Sul da Grande Florianópolis. Grande parte do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, assim como o oeste do Médio Vale do Itajaí, exigem observação.
Em caso de alagamentos e deslizamentos, a Defesa Civil recomenda alguns cuidados para a segurança dos cidadãos. São eles: evitar o contato com as águas e não dirigir em locais alagados, evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. Alerta também para ficar atento à inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência, aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.