Na manhã desta quinta-feira (22), as forças de segurança e órgãos de fiscalização da prefeitura de Florianópolis atuaram em conjunto na sétima fase da Operação Fio Desencapado. O foco foi em um local irregular na Caeira do Saco dos Limões, que está armazenando material reciclado, de origem duvidosa, de forma irregular e causando danos ao meio ambiente na cidade.
O local já foi alvo de diversas fiscalizações pela Prefeitura Municipal, tendo sido notificado e autuado várias vezes pela Vigilância em Saúde, Floram e SUSP. A estimativa é de recolher cerca de 4 toneladas de material ferroso, e todo o material apreendido receberá destinação ambientalmente adequada, sendo destruído após esgotados os prazos legais de recurso.
A Operação Fio Desencapado é uma ação multi-agência, para a redução do furto de fios, placas e objetos metálicos, através do maior controle dos possíveis locais de receptação. Participaram agentes da Guarda Municipal de Florianópolis, Superintendência de Serviços Públicos, Polícia Rodoviária Federal, Celesc e Polícia Civil, além do secretário municipal do Meio Ambiente, Araújo Gomes.