Pessoas em situação habitacional de emergência e de baixa renda estão recebendo um auxílio financeiro de Florianópolis para o pagamento de aluguel de imóveis. Até o momento mais de 50 famílias foram contempladas, mas esse número pode subir, pois a Defesa Civil está à disposição para que os moradores de casas afetadas pelo fenômeno liguem e peçam uma vistoria do imóvel. Se ele for considerado em situação de risco, a família será encaminhada para o setor de serviço social da SMDU. Lá, será avaliado se ela cumpre os pré-requisitos para o recebimento do auxílio.
O valor do auxílio pode chegar a 70% do salário mínimo nacional vigente e os pré-requisitos para a concessão do auxílio financeiro são: ter o único imóvel da família interditado pela Defesa Civil, renda mensal familiar de até um salário mínimo per capita e não superior a três salários mínimos no total, o imóvel deve ser próprio e morar no mínimo há três anos em Florianópolis. O benefício só para de ser fornecido ao morador quando a situação do imóvel for completamente definida.
O auxílio habitacional ou aluguel social é um benefício, fruto da Lei Municipal 9855/2015, concedido às famílias que têm suas casas interditadas pela Defesa Civil. Durante o mês de setembro, mais três famílias, que tiveram suas casas afetadas pelo ciclone que atingiu Florianópolis e região em agosto, serão incluídas no programa.