224.999 novas urnas eletrônicas serão utilizadas pelo pleito eleitoral de 2022. A última urna foi recebida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (21). As urnas, distribuídas para todo o Brasil, com componentes fabricados na Zona Franca de Manaus, serão usadas nas eleições de outubro, e a entrega foi feita em Ilhéus (BA).
A fabricação dos componentes da urna acontece em Manaus (AM), na Zona Franca. A etapa seguinte, a montagem, é feita em Ilhéus (BA). Todo o processo é acompanhado por técnicos do TSE. Foi assim de segunda-feira a sábado nos últimos oito meses.
A Positivo ganhou uma licitação em 2020 para fazer o novo modelo de urnas. Elas são 40% do total das urnas neste pleito. Têm um processador 18 vezes mais rápido do que a versão anterior e seguem invioláveis, sem conexão a qualquer tipo de rede.
A partir de agora, todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país já terão as urnas armazenadas. No mês que vem, a campanha eleitornal começa. O primeiro turno acontece em 2 de outubro.