Quatro cidades da Grande Florianópolis estão sem água nesta segunda-feira (11) por conta do rompimento de uma adutora da Casan. A ruptura dessa vez aconteceu no bairro do Alto Aririú, em Palhoça, nesta tarde após uma escavadeira a serviço das obras de revitalização do Contorno Viário da Grande Florianópolis quebrar uma tubulação. Assim, a distribuição de água está funcionando pela metade, já que a outra adutora, de 800 mm está funcionando normalmente.
O tubo de 1.200mm passa próximo ao trevo com a BR-282 e sua ruptura prejudica o abastecimento de água em Biguaçu, São José, partes de Florianópolis (área continental e central) e de Palhoça. As partes mais altas dos municípios são as mais afetadas e demorarão mais tempo para terem água novamente. O município menos afetado será o de Palhoça, porque tem outras adutoras que fazem o abastecimento da cidade, mesmo assim foi prejudicado.
Com isso, o sistema teve de ser fechado para reparo emergencial e irá provocar desabastecimento durante o dia na Grande Florianópolis, por isso a Companhia alerta para que os moradores economizem água.
Equipes da CASAN já trabalham no local e a companhia estima que as obras sejam finalizadas até meia-noite de terça-feira e que todos os municípios estejam com o abastecimento pleno durante o dia e até a noite de terça feira (11). Confira um vídeo da situação, recebido pela reportagem da Jovem Pan News.