No Brasil, a varíola dos macacos (Monkeypox) já passou de 106 casos confirmados, segundo levantamento do Ministério da Saúde. O primeiro caso em Santa Catarina foi confirmado nesta quinta-feira (07) em Florianópolis, pela prefeitura da Capital e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O paciente é morador de São Paulo, tem 40 anos e teve passagem recente pela Espanha. Depois, passou alguns dias em Florianópolis. A confirmação veio após o homem passar por avaliação médica. A maioria dos casos até o momento – cerca de 75 casos, foram registrados em São Paulo.
A varíola causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Vírus, na sigla em inglês) causa uma doença mais branda do que a varíola smallpox, que foi erradicada na década de 1980.
Trata-se de uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente