Com a proximidade das Eleições 2022, surgem boatos e notícias a respeito dos candidatos e do processo eleitoral. Por isso, o eleitor precisa ficar atento às chamadas notícias falsas, ou fake news. Para combater a desinformação, a Justiça Eleitoral criou uma página na internet para o cidadão denunciar as notícias falsas.
A plataforma foi criada em 2020 para ampliar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral, a página “Fato ou Boato” fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos.
Essa iniciativa integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação, que atualmente mobiliza mais de 70 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas, para enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação relacionada à democracia
A medida busca evitar que eleições de 2022 fiquem marcadas pelas Fake News, como as de 2018. Na véspera da votação do primeiro turno das eleições, as chamadas notícias falsas inundaram as redes sociais. Vídeos editados, imagens com o dia errado de votação, fotos com candidatos com estampas de camisa alterada, áudios simulando vozes de candidatos para sugerir determinadas reações a pesquisas.
Saiba como reconhecer conteúdos enganosos
- Fique atento à fonte da notícia
- Leia o texto da matéria, não apenas o título
- Preste atenção no endereço eletrônico da reportagem
- Leia outras notícias do mesmo site e avalie a veracidade
- Procure saber sobre o site que publicou a informação
- Preocupe-se com o conteúdo de sites sensacionalistas
- Leia com atenção e fique atento aos erros de ortografia
- Confirme a notícia em outros sites
- Cheque a data de publicação da reportagem
- Confira a autoria do texto