O serviço com monitoramento remoto e colaboração remunerada do cidadão foi apresentado nesta sexta-feira (3) pelo prefeito Topázio Neto, durante a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente 2022, no Jardim Botânico de Florianópolis. Segundo o prefeito, “Florianópolis faz história, lançando hoje o maior programa de sustentabilidade do Brasil”.
Receba as notícias do Tudo Aqui SC pelo WhatsApp
O zelador ambiental é contratado como microempreendedor individual (MEI). As atividades são realizadas na região onde mora, com jornada de trabalho reduzida e flexível que permite uma renda de R$ 1,1 mil por mês.
A Prefeitura de Florianópolis contratou a Smart Citizen que opera a plataforma AMA – Agentes do Meio Ambiente. A tecnologia permitirá à cidade executar, monitorar e gerir o trabalho de até 600 zeladores ambientais para atingir as metas da Agenda 2030 de defesa ambiental, orientada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fixados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo Marcelo Crivano, idealizador da plataforma AMA e diretor executivo da Smart Citizen, com a plataforma AMA, essa lógica tradicional é rompida, porque o morador de áreas de interesse social passa a cuidar do próprio território. O líder local, que já cuidava da vizinhança, tem a oportunidade da colaboração remunerada. Com isso, a cidade evita custos e impactos e têm melhores resultados em áreas que tradicionalmente não seriam alcançadas pelo poder público
O serviço será constantemente avaliado pelos vizinhos e pela prefeitura no aplicativo AMA Floripa.
Para participar é preciso se cadastrar no site amafloripa.com.br. Com o cadastro finalizado e aprovado, o morador recebe acesso à plataforma que organiza, monitora e orienta todas as ações ambientais executadas por cada zelador na sua área de atuação. Por meio de GPS, o percurso realizado é registrado junto com fotos e tags coletadas a cada tarefa.