Somente em Santa Catarina, cerca de 1.769.139 declarações foram entregues pelos contribuintes do Estado. O número de declarações é 12% maior do que o registrado ao final do prazo de 2021. Dados adquiridos após o encerramento do prazo para entrega do Imposto de Renda Pessoa Física nesta terça-feira (31).
O aumento no número de declarantes em Santa Catarina, o maior registrado dentre todos os Estados brasileiros, com a média nacional crescendo 6% em relação a 2021. Dentre os fatores que podem ter gerado a média estão o crescimento econômico e a queda do desemprego no Estado. Além disso, a obrigatoriedade da declaração para quem aplica em bolsa de valores, futuros ou mercadorias… modalidades de investimento que vêm crescendo nos últimos anos.
No final da entrega, verificou-se também que os contribuintes entregaram menos declarações retificadoras na comparação com o ano passado. As declarações retificadoras são enviadas quando, após o envio da declaração original, o contribuinte percebe que cometeu um erro e precisa enviar uma nova declaração.
Um total de 127.202 declarações em Santa Catarina foram enviadas no último dia do prazo, cerca de 7% do total de enviadas durante todo o período. Foi a menor média registrada dentre os Estados do país.