Casan tenta controlar vazamentos em Florianópolis e instala válvula de pressão no Itacorubi

Foto: Casan/Divulgação

A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) tenta resolver os vazamentos de água registrados em Florianópolis. No Itacorubi, a companhia finalizou a instalação de uma válvula redutora de pressão na rede de abastecimento nesta terça-feira (31). Somente em abril, a média foi de 60 vazamentos por dia na Capital. O mais recente foi registrado na última sexta-feira (27), no Itacorubi.

A medida busca monitorar a pressão da água, reduzir os rompimentos e controlar as perdas reais de água. De acordo com a Casan, a instalação da válvula redutora de pressão faz parte do planejamento de prevenção. 

A Casan atualmente atua no levantamento de vazamentos ocultos, que não afloram à superfície e são de difícil localização, prejudicando a pressão da água nas redes de distribuição. Para este serviço são utilizados métodos acústicos com haste de escuta e Geofone eletrônico.

Atualmente, Florianópolis tem 1.500 quilômetros de rede de água. Desses, cerca de 500 quilômetros de redes de distribuição e adutoras foram monitorados nos últimos dois anos. A Companhia explicou que há uma empresa especializada e contratada para esse serviço, contemplando bairros como Santo Antonio, Cacupé, Monte Verde, João Paulo, Itacorubi e Santa Monica. Mais de 120 vazamentos ocultos foram localizados e consertados.

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%