Neste sábado (07), ocorre a sexta edição da feira de brechós Manas Itinerantes. O evento acontece na SAL (Sociedade Amigos da Lagoa), na Lagoa da Conceição, com início marcado para às 10h e término às 19h. É esperado que 600 a 700 pessoas passem pelo local.
A entrada é gratuita, basta apresentar o comprovante de vacinação. Nesta edição também ocorrerá a entrada solidária, com a doação de 1Kg de alimento para auxiliar o Conselho Comunitário Santos Dumont, localizado em Barreiros.
Ciana Brandolt, uma das organizadoras do evento, espera um bom fluxo de vendas por conta dos dias das mães. “Sobre a perspectiva, nossa estratégia primeiramente foi selecionar uma data boa, a qual 90% das pessoas já receberam. Junto com isso veio a questão de que no dia seguinte ao da feira, é o dia das mães, o que ajuda muito pois 80% da feira possui brechós de mulheres empreendedoras para outras mulheres, possuindo assim, uma grande variedade de produtos e peças com modelagem e corte feminino”, destaca.
Serão montados no local, 30 estandes alternando entre, brechós, artesanato, gastronomia, piercing e tatuagem. “Amanhã teremos nossas cinco categorias base. São categorias fixas, as quais sempre estão mudando os empreendedores e profissionais”.
A feira foi criada como forma de estimular o empreendedorismo feminino e para transformar a moda em um setor mais sustentável e ético. “O descarte de roupas pelo mundo é algo constante há anos, e os brechós, assim como outros métodos sustentáveis, fazem com que esse descarte seja destinado novamente para uso, seja por meio do mesmo produto (roupa) ou de um produto diferente (upcycling). Sem contar que fazer uma moda existente circular de novo, diminui muito o que as indústrias trazem de impacto ambiental e social pro mundo quando produzem novas peças. E o brechó traz consigo a questão de manter a qualidade de um produto já existente, para que a vida útil dele seja maior, e consequentemente, querer auxiliar na moda sustentável”, conclui Ciana.