Nesta quarta-feira (20), dezesseis novas ambulâncias irão compor a frota atual do SAMU. As UTI ‘s móveis foram entregues pela FAHECE (Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON) e chegaram do estado de São Paulo. As ambulâncias já foram distribuídas aos pontos de regulação do SAMU espalhados por toda Santa Catarina.
De acordo com o Presidente da FAHECE, Michel Scaff, a colocação de dezesseis novas ambulâncias de suporte avançado no sistema faz parte de uma estratégia maior da Fundação, que visa dotar o SAMU de um aparato técnico-operacional à altura da sua relevante missão. “O SAMU é o anjo da guarda de todos nós. Por esta razão, não há outra opção a não ser torná-lo uma instituição de excelência em sua valorosa contribuição para a cidadania catarinense.”, destacou Scaff
As novas unidades de Suporte Avançado (USA) contam, além do material de consumo, com incubadora para transporte de recém-nascido, aspirador cirúrgico para ambulância, respirador a volume, monitor multiparâmetro, oxímetro digital e bomba de infusão para seringas, bem como todo o material para imobilização e medicamentos de cuidados intensivos, e serão abastecidas nos pontos de regulação.
Essas unidades são compostas por uma equipe de Tratamento Intensivo Móvel (UTIM), formada por um médico, um enfermeiro e um motorista-socorrista. Com a entrega das novas ambulâncias, os serviços de atendimento móvel de urgência melhoram as condições de socorro imediato nas localidades beneficiadas.