Casan tem dois anos para construir nova ETE de Potecas, em São José

Foto: Casan / Divulgação

Uma nova estação de tratamento de esgoto no bairro Potecas, em São José, deve ser construída em dois anos. O valor estimado de investimento é de R$ 280 milhões. O projeto também prevê a desinstalação das lagoas de estabilização e a universalização da coleta e tratamento de esgotos nos próximos anos.

Um termo aditivo no contrato de concessão foi assinado entre a Prefeitura de São José e a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). O processo licitatório ficará aberto até às 9h do dia 5 de maio, quando também serão abertos os envelopes com as propostas.

Além de construir uma nova ETE, será feita a completa desinstalação das lagoas de estabilização do bairro Potecas, com a recuperação ambiental da área e devolução do espaço ao município, onde um parque municipal deve ser instalado. O acordo prevê também a meta de universalização de coleta e tratamento de esgotos para os próximos anos. O objetivo fixado pela Casan é alcançar 90% dos indicadores de acesso ao saneamento básico antecipadamente. Com o acordo, o prazo limite que antes era até o ano de 2042, agora passa a ser até 2027.

A Casan também deverá repassar, mensalmente, 5% do valor arrecadado com a prestação de serviços em São José para o Fundo Municipal de Saneamento Básico. Os recursos deverão ser aplicados em projetos de distribuição de água, estímulo à racionalização do consumo, aproveitamento de águas de chuva, entre outros fixados pela Lei Federal 11.445/2007.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%