A Secretaria de Educação de Florianópolis, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, reativou o projeto Vigilante Mirim. Estudantes da rede municipal de ensino irão se transformar em agentes de combate ao Aedes aegypti. Nesta terça-feira (12), uma equipe de profissionais da secretaria estarão na Escola Básica Municipal Vítor Miguel de Souza, em Itacorubi, às 8 horas da manhã e às 14 horas. O projeto conta com o apoio da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal e Polícia Científica (antigo IGP). Medida busca evitar aumento de focos na capital.
Serão realizadas atividades de uma forma didática e coletiva, por intermédio de conversa e exibição de vídeos aos estudantes dos quartos anos do ensino fundamental. O objetivo, conforme o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, é despertar na garotada o “espírito”, a missão da essência de um Vigilante Mirim, que é ser um multiplicador das ações e atitudes de prevenção e resposta no combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e a chikungunya.
Na quinta-feira (14), também nesses dois horários, a Prefeitura estará na Escola Básica Municipal José Jacinto Cardoso, na Serrinha. A campanha atenderá todas as escolas que solicitarem o projeto.
De acordo com o prefeito Topázio Neto, para redução dos riscos e consequências desta doença, o município tem que acabar com seu agente transmissor, evitando que eles se reproduzam em locais com água limpa e parada. “É preciso que a comunidade escolar seja nossa grande parceira, e nos ajude a conscientizar da gravidade dessa doença e da importância de nos prevenirmos contra ela”, afirma o prefeito da capital.