A Polícia Civil de Santa Catarina cumpre nesta sexta-feira (25) cinco mandados de prisão preventiva pelo crime de homicídio, em função da morte de um interno do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. O crime foi qualificado por motivo torpe, pelo emprego de asfixia e de recurso que impossibilite a defesa da vítima.
Receba as notícias do Tudo Aqui SC pelo WhatsApp
O homicídio, cometido contra um homem de 19 anos, aconteceu no dia 20/07/2020. Na ocasião, a vítima foi encontrada pendurada em uma grade com uma corda no pescoço, em situação de aparente suicídio. As investigações apontaram que a morte foi ocasionada por uma rixa entre facções criminosas dentro do sistema penitenciário.
Por meio da madrugada, de acordo com apurações da polícia, quatro colegas de cela da vítima a imobilizaram e a asfixiaram enquanto os demais detentos dormiam.
Após a morte, os detentos suspenderam o cadáver preso por uma corda no pescoço, simulando suicídio. Houve ainda o indiciamento de outro detento, liderança de uma das facções criminosas, identificado como mandante do homicídio.
Os presos se encontram no sistema penitenciário à disposição da Justiça.