A Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) informou, nesta quinta-feira (24), que as cidades catarinenses que tiverem vacinas contra a Covid-19 estocadas podem aplicar a 4ª dose em idosos com mais de 80 anos. A aplicação deve ser feita quatro meses após a 3ª dose.
Receba as notícias do Tudo Aqui SC pelo WhatsApp
O imunizante Pfizer deve ser utilizado, preferencialmente, mas as doses da Janssen e AstraZeneca também servem como alternativa, independentemente da vacina tomada anteriormente. A decisão em incluir a quarta dose foi tomada pela CTAI (Câmara Técnica Assessora em Imunizações). Técnicos apontaram, após análise de estudos, que há um “envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo”.
Vários Estados brasileiros já começaram a aplicar a 4ª dose na população. Santa Catarina esperava a confirmação do Ministério da Saúde para dar início ao esquema. Na tarde desta quinta, a Dive se reuniu com a Secretaria de Estado da Saúde para montar um novo plano de imunização e repassá-lo aos municípios.