Em 18 de abril a Universidade Federal de Santa Catarina retoma as aulas de forma presencial, e a reitoria vai exigir, além do esquema vacinal completo, a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados por alunos, professores e servidores. A medida, segundo o pró-reitor de graduação, Daniel Vasconcelos, segue o posicionamento da universidade durante a pandemia.
“Em relação aos espaços internos, nós também temos a garantia de que serão frequentados por pessoas que estejam com o esquema vacinal completo. São camadas de proteção, e esse planejamento foi realizado ao longo dos últimos meses, para que retorno presencial possa ter bastante tranquilidade e segurança para a comunidade acadêmica”. Sobre o restaurante universitário, o pró-reitor garantiu que um contingenciamento será adotado para um controle de acesso ao RU, evitando aglomerações.
Ele vai abrir mais cedo, às 10h30, e fechará mais tarde, com ocupação reduzida entre os turno pela metade. O restaurante tem capacidade de atender 1200 pessoas. No caso de descumprimento do uso de máscaras, a universidade poderá iniciar um processo administrativo contra a pessoa, que em último caso, poderá até mesmo perder a matrícula, cargo ou função.