
O maior clássico do futebol catarinense volta a acontecer pela terceira vez no ano, agora na Copa Santa Catarina 2025 e em situação bem diferente das disputas do estadual em dois jogos na Ressacada: vitória alvinegra por 1 x 0 e outro empate em 1 x 1, com vitória do Avaí nos pênaltis por 4 x 2 e avançando à semifinal do Estadual que acabou vencendo. Figueirense e Avaí entram em campo nesta terça-feira (9), às 19h, no Estádio Orlando Scarpelli, na primeira rodada do grupo A. A chave ainda conta com Barra e Marcílio Dias, que se enfrentam na quarta-feira (10), na Arena Barra, em Balneário Camboriú, às 19 horas. A partida em Florianópolis terá arbitragem de Luiz Augusto Silveira Tisne, auxiliado por Henrique Neu Ribeiro e Alexandre de Medeiros Lodetti.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O Figueirense chega para a competição com o objetivo de conquistar a vaga na Copa do Brasil, já que em 2026 está confirmado na Série C. O time treinado interinamente por Tutti Mendes encerrou a preparação nesta segunda-feira (08), no CFT do Cambirela, após a chuva forçar a utilização do campo sintético. A base da equipe será a mesma que disputou a Série C, com nomes como Igo Gabriel, Ligger, Douglas Bacelar, Rafinha Potiguar e Felipe Augusto entre os titulares.
O Avaí, por sua vez, encara o torneio com outra estratégia. Como já garantiu a vaga na Copa do Brasil ao ser campeão estadual neste ano, o clube optou por colocar em campo uma equipe alternativa, formada por jogadores do time sub-20. O provável time do técnico Leonardo Ducci, 30 anos, técnico do Sub-20 azurra, segundo informações do repórter JP Bianchi, terá Joaquim, Marcon, Ryan, Kauan Fernandes, Devid, Wanderson, Vinícius Gugel, Paulo Júnior, Cantarelli, Rigley e David.
Para o torcedor, o Figueirense divulgou o serviço de jogo, incluindo promoções especiais para sócios e ingressos disponíveis tanto pela internet quanto nas bilheterias do Scarpelli. O clube reforça a necessidade do cadastramento biométrico facial para o acesso ao estádio e orienta a chegada antecipada para evitar filas. A expectativa é de grande público para acompanhar mais um capítulo da maior rivalidade do futebol de Santa Catarina.