
Um alerta urgente do WhatsApp para usuários de iPhone pede para usuários atualizem o serviço de mensagens o mais rápido possível. O motivo: um possível ataque cibernético preciso contra indivíduos específicos.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A falha é do tipo “zero-click”, o que a torna ainda mais perigosa. Isso significa que o usuário de iPhone pode ser infectado apenas por receber uma mensagem maliciosa, sem precisar clicar em nenhum link. O objetivo dos hackers é comprometer o aparelho e o roubo de dados do WhatsApp, incluindo suas mensagens.
O aviso do aplicativo de mensagens diz: “Avaliamos que essa vulnerabilidade, em combinação com uma vulnerabilidade de nível de sistema operacional em plataformas Apple (CVE-2025-43300), pode ter sido explorada em um ataque sofisticado contra usuários-alvo específicos”.
Nesse alerta urgente do WhatsApp para usuários de iPhone, a chamada falha CVE-2025-55177 poderia ter “permitido que um usuário não relacionado acionasse o processamento de conteúdo de uma URL arbitrária no dispositivo de um alvo”, segundo o aviso.
Os criminosos, que ainda não foram identificados “comprometem seu dispositivo e os dados que ele contém, incluindo mensagens”, de acordo com o PSA.
Ataque dispara alerta urgente do WhatsApp para usuários de iPhone
De acordo com Donncha Ó Cearbhaill, da Anistia Internacional, em sua conta no X, “os primeiros indícios são de que o ataque ao WhatsApp está afetando usuários de iPhone e Android, entre eles indivíduos da sociedade civil”.
Ele alertou que a campanha avançada de spyware teve como alvo dezenas de usuários ao longo de um período de três meses e enviou capturas de tela dos avisos ameaçadores que a empresa de propriedade da Meta enviou aos indivíduos potencialmente ameaçados pelo cavalo de Troia digital.
“Nossa investigação indica que uma mensagem maliciosa pode ter sido enviada a você pelo WhatsApp e combinada com outras vulnerabilidades no sistema operacional do seu dispositivo para comprometer seu dispositivo e os dados nele contidos, incluindo mensagens”, diz o comunicado.
“Embora não tenhamos certeza se seu dispositivo foi comprometido, gostaríamos de informá-lo por precaução para que você possa tomar medidas para proteger seu dispositivo e suas informações.”
Precauções nos sistemas operacionais para evitar os ataques
Embora tenham feito alterações para evitar o ataque, os sistemas operacionais dos indivíduos podem ser comprometidos por malware, exigindo, portanto, algumas precauções.
As precauções prescritas, de acordo com o aviso personalizado, incluíam passar por uma “redefinição de fábrica completa” e garantir que tanto o WhatsApp quanto o IOS estivessem atualizados.
Enquanto isso, Ó Cearbhaill aconselhou ativar o “Modo de Bloqueio do iOS ou o Modo de Proteção Avançada do Android para ajudar a proteger contra ataques”.
Com informações de ND+.