
Neste sábado (16), às 10h, a Prefeitura de Florianópolis realiza a formatura de 39 pessoas em situação de rua que concluíram oficinas profissionalizantes oferecidas pela Passarela da Cidadania. Os cursos contemplaram as áreas de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Marcenaria e Esteticista de Animais (Pet Shop).
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Entre os formandos, 34 se qualificaram em Serviços Gerais, dois em Marcenaria e três em Pet Shop. Todos receberão certificados e estarão aptos a buscar novas oportunidades de trabalho, com mais autonomia e perspectiva de reinserção social.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Luciane Passos, o momento simboliza mais do que a conclusão de um curso.
“Mais do que um documento, este é um marco de transformação na vida dessas pessoas. Esta é a primeira formatura do ano, e esperamos continuar capacitando outras pessoas neste segundo semestre”, destacou.
A Passarela da Cidadania atende, em média, 400 pessoas por dia, oferecendo abrigo, quatro refeições diárias, higiene pessoal, lavanderia, Educação de Jovens e Adultos (EJA), oficinas profissionalizantes, acompanhamento técnico e o suporte de uma equipe voltada à promoção da autonomia e da transformação social.
O projeto tem como objetivo promover a reinserção social e econômica de pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo capacitação e oportunidades para reconstrução de vidas. Além das formações concluídas nesta turma, também são oferecidos cursos nas áreas de Costura, Barbearia e Jardinagem, entre outros.