
Uma operação conjunta entre o Procon de Santa Catarina e o CRM-SC (Conselho Regional de Medicina) fiscalizou, na quinta-feira (31), o Congrehof (Congresso de Harmonização Facial), realizado em Florianópolis. A ação teve como objetivo apurar possíveis irregularidades nas práticas comerciais e verificar a legalidade dos procedimentos estéticos promovidos no evento.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Durante a vistoria, o Procon notificou os organizadores do congresso pela ausência de preços visíveis em produtos vendidos em um “stand” comercial. A irregularidade foi corrigida ainda durante a fiscalização.
Além da precificação, a operação teve foco em outros pontos relevantes para a proteção do consumidor, como a qualificação dos palestrantes, a veracidade das informações divulgadas em materiais promocionais, a ocorrência de publicidade enganosa ou omissiva e indícios de venda casada de procedimentos estéticos.
O Procon SC acompanha, desde 2024, a popularização de procedimentos estéticos no Estado e já fiscalizou diversos casos de exercício irregular da profissão, como o de dentistas atuando fora de sua competência. O órgão reforça que práticas inadequadas podem trazer sérios riscos à saúde dos consumidores, como ocorreu no caso de Marcelo Evandro dos Santos, que deixou dezenas de pacientes feridos e uma mulher internada por 11 dias na UTI.
A recomendação para consumidores que tiverem dúvidas ou se sentirem lesados é procurar o Procon SC para orientação e registro de denúncias.