Jorginho propõe assumir obra no Morro dos Cavalos, desde que União reembolse Santa Catarina

obra-do-morro-dos-cavalos-pode-sair-do-papel-com-apoio-de-sc-desde-que-recursos-federais-sejam-devolvidos
Foto: Jonatã Rocha/Reprodução

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou neste fim de semana que o Estado está preparado para assumir a construção do contorno do Morro dos Cavalos, na BR-101 Sul, considerado um dos maiores gargalos de mobilidade do estado. No entanto, a condição imposta é que o governo federal devolva os R$ 384 milhões investidos pela gestão anterior em obras federais no território catarinense.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

“Estamos dispostos a fazer essa obra para que ela não vire outra lenda. Se eles cumprirem o que prometeram, a gente resolve um problema deles e, ao mesmo tempo, um problema nosso”, declarou o governador.

Jorginho relembrou que a promessa de ressarcimento foi feita publicamente no fim de 2023, durante visita do ministro dos Transportes a Chapecó. Na ocasião, o representante do governo federal chegou a declarar à imprensa que pretendia devolver até R$ 465 milhões ao Estado em contrapartida por investimentos realizados em trechos federais, como parte de rodovias da BR-470 e BR-163.

A proposta do governo estadual é assumir o projeto e execução do contorno no Morro dos Cavalos, localizado entre Palhoça e Paulo Lopes, desde que haja aval do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a garantia formal de reembolso.

“O DNIT nos autorizando a obra e o governo federal cumprindo o que prometeu, a gente segue em frente”, reforçou Jorginho.

A construção do novo traçado é vista como solução definitiva para aliviar os congestionamentos crônicos na região, que se intensificam durante feriados e períodos de alta temporada. O projeto do binário deve ser apresentado oficialmente ao DNIT nas próximas semanas.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%