
Governadores e representantes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul se reuniram nesta terça-feira (8), em Florianópolis, para avançar no projeto da Ferrosul, uma iniciativa que visa integrar a malha ferroviária dos quatro estados e fortalecer a logística regional.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O encontro foi convocado pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além de secretários de Estado do Paraná e Mato Grosso do Sul, que representaram os respectivos governadores. Durante a reunião, foi definida a criação de uma comissão técnica interestadual, com representantes legalmente indicados por cada estado, para coordenar ações conjuntas e participar do debate nacional sobre a renovação das concessões ferroviárias.
“Vamos formalizar uma comissão técnica, baseada em uma carta de intenção assinada pelos quatro governadores, para tratar o tema de forma conjunta. Entendemos que essa é a forma de fazer o projeto avançar e contribuir para o desenvolvimento econômico da região”, afirmou Jorginho Mello.
Santa Catarina será representada na comissão pelos secretários Beto Martins (Portos, Aeroportos e Ferrovias), Ivan Amaral (adjunto da mesma pasta) e Ricardo Grando (adjunto de Infraestrutura e Mobilidade). Eles irão trabalhar na definição de um mapa ferroviário comum e na estruturação da Ferrosul como eixo central de integração entre os estados.

O secretário catarinense Beto Martins destacou a importância da iniciativa. “Essa união fortalece a capacidade de negociação dos nossos estados. O convite do governador Jorginho foi decisivo para esse momento histórico. Agora, os atores do setor sabem que há uma articulação unificada em torno da malha ferroviária regional”, disse.
O governador Eduardo Leite apresentou a situação crítica da infraestrutura ferroviária gaúcha, que hoje opera com apenas 25% da sua malha original. “Integração é essencial para garantir eficiência logística e sustentar o desenvolvimento. O que estamos fazendo aqui é fundamental para reverter décadas de negligência com a ferrovia”, afirmou.

Os governadores Ratinho Junior (PR) e Eduardo Riedel (MS) não puderam comparecer ao encontro por estarem em viagem, mas foram representados pelos secretários Sandro Alex (Infraestrutura e Logística do Paraná) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de MS), respectivamente.
A reunião também contou com a presença do prefeito de Florianópolis e presidente da Fecam, Topázio Neto, além de secretários estaduais e representantes da Invest SC.