
A Prefeitura de Florianópolis informou no último sábado (5) que a exoneração do diretor do NEIM (Núcleo de Educação Infantil Municipal) Nossa Senhora de Lurdes ocorreu por suposta omissão diante de uma denúncia de abuso feita meses antes do caso vir a público.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Um documento revela que o diretor admitiu ter recebido denúncia em fevereiro, mas não a encaminhou. A prefeitura classifica o ato como omissão no caso de abuso em creche de Florianópolis.
Em comunicado oficial, a administração municipal detalha que, além da exoneração, instaurou um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) para apurar o caso.
A prefeitura afirma que o agora ex-diretor foi informado sobre uma acusação contra o professor investigado já em fevereiro, mas não seguiu os procedimentos obrigatórios para denunciar o caso.
“Uma nova profissional já foi designada para assumir a direção do NEIM, assegurando a continuidade dos trabalhos com responsabilidade e assistência integral às crianças”, afirma a prefeitura.
A administração diz que, assim que recebeu a primeira denúncia sobre o caso, repassou a situação para a Polícia Civil e vem prestando apoio às famílias das vítimas.
Segundo uma ata de reunião entre o ex-diretor e a Secretaria de Educação, o próprio diretor conta que, em fevereiro, recebeu a família de uma criança que acusou um professor de toques íntimos.
O diretor disse ter acolhido a denúncia e, a pedido da família, apenas transferiu a criança de turma, sem comunicar o caso às autoridades, porque os pais teriam ficado satisfeitos com a troca.
Ainda na reunião, a Secretaria de Educação explicou que a atitude do diretor foi uma omissão, já que a lei exige que qualquer suspeita de abuso seja denunciada, mesmo que os pais não queiram.
O espaço está aberto para o posicionamento do diretor.
Com informações de ND+.