
O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) e o MPF (Ministério Público Federal) firmaram um acordo de cooperação técnica nesta quarta-feira (2) com o objetivo de capacitar os cerca de 500 servidores do MPF no estado para atuarem de forma segura e eficiente em situações de emergência.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O convênio foi assinado pelo Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, e pelo procurador-chefe da Procuradoria da República em Santa Catarina, Daniel Ricken. A parceria prevê a realização de treinamentos teóricos e práticos voltados a servidores, procuradores e colaboradores das unidades do MPF.
A partir do segundo semestre de 2025, o CBMSC iniciará as capacitações em dez municípios catarinenses. Os temas abordados incluem primeiros socorros, sistemas preventivos de combate a incêndio, evacuação de edificações e abandono seguro de locais. Cada participante passará por 12 horas de formação.
De acordo com o coronel Fabiano de Souza, a iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento da cultura de autoproteção e prevenção. “Ao levarmos conhecimentos básicos à população e a servidores de instituições públicas, fortalecemos a cultura da autoproteção. Isso facilita nosso trabalho no dia a dia e contribui com nosso principal objetivo: salvar vidas”, afirmou.

Os treinamentos serão descentralizados, atendendo às sedes regionais do MPF com o apoio das unidades locais do CBMSC. Além de qualificar os servidores para situações emergenciais, a parceria tem como foco ampliar o impacto social das ações públicas.
“Essa colaboração forma cidadãos preparados para atuar em qualquer contexto de urgência, dentro ou fora do ambiente de trabalho. É uma parceria que beneficia não apenas as instituições, mas toda a sociedade”, destacou o procurador-chefe Daniel Ricken.
Essa é a segunda vez que CBMSC e MPF firmam parceria com foco em formação. A expectativa é de que o convênio se torne permanente, contribuindo para uma sociedade mais segura e resiliente.