
A nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, será parcialmente liberada ao tráfego de veículos a partir desta sexta-feira (4). A maior obra de infraestrutura da Capital no momento teve um investimento de R$ 53 milhões e visa melhorar a mobilidade entre a Lagoa da Conceição e a região da Lagoa Pequena, no Campeche.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A estrutura já está asfaltada, iluminada e sinalizada. Nesta primeira fase de liberação, apenas a faixa da direita estará disponível para circulação, permitindo o deslocamento no sentido Avenida das Rendeiras. O tráfego no sentido oposto seguirá sendo feito pela ponte antiga.
Desde o início das obras, em abril de 2023, a Prefeitura de Florianópolis concluiu:
-
Dois aterros em rocha que sustentam as cabeceiras da ponte;
-
Construção dos nove blocos e pilares da estrutura;
-
Execução completa da estrutura de concreto que abriga as pistas, ciclovia e passeio público;
-
Instalação de barreiras entre pista, ciclovia e passeio, além dos guarda-corpos de segurança.
Como fica o trânsito na região?
Com a nova dinâmica viária, motoristas que estiverem na Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404), no Centrinho da Lagoa, e desejarem acessar a nova ponte, deverão utilizar a lateral da rótula na cabeceira do Centrinho, na altura da Rua Manoel Isidoro da Silveira, para então seguirem em direção à nova estrutura.
Já quem vem das Rendeiras continuará utilizando a ponte antiga. Ao chegar no Centrinho, deverá virar à direita caso deseje seguir para o Canto dos Araçás (onde fica o terminal lacustre) ou seguir reto para atravessar o Centrinho da Lagoa.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne, a liberação total da ponte deve ocorrer ainda neste mês. “Vamos começar com a abertura parcial, para depois liberar totalmente o fluxo de veículos. Ainda faltam a finalização das cabeceiras e da rotatória, o que será concluído em breve”, explicou.
Detalhes técnicos da nova ponte

A nova ponte possui 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada. A estrutura conta ainda com passeios laterais de 2,5 metros e uma ciclovia bidirecional de 2,80 metros, favorecendo a mobilidade de pedestres e ciclistas.
Projetada com um vão livre três vezes maior que o da ponte atual, a nova estrutura permitirá a passagem de embarcações com mais facilidade. A altura em relação à lâmina d’água, que antes era de 1,80 metro, passará para seis metros, e a largura de passagem aumentará de nove para 30 metros.
A geometria da nova ponte foi pensada para conectar a ciclovia das Rendeiras ao Terminal de Integração da Lagoa (Tilag), facilitando a integração entre diferentes modais de transporte e ampliando a acessibilidade urbana.
A liberação parcial marca um passo importante para a mobilidade na região e é aguardada com expectativa por moradores, comerciantes e visitantes da Lagoa da Conceição.