Os vereadores Afrânio Boppré (PSOL) e Renato Geske (PSDB) solicitaram a realização de audiências públicas na Câmara de Vereadores de Florianópolis para discutir a proposta da prefeitura de construção de um túnel entre os bairros Itacorubi e Lagoa da Conceição. A preocupação dos parlamentares, na abertura dos trabalhos legislativos de 2022, nesta segunda-feira (07), é de que o projeto discuta com a comunidade dos bairros e com as comissões da Câmara os impactos que a obra poderá trazer.
“Entendemos que a obra seja importante e desejada por uma boa quantidade de moradores, mas preocupa a forma de priorização de investimentos na bacia da Lagoa da Conceição. Há diversas outras demandas não atendidas, especialmente relacionadas ao saneamento básico, espaços públicos abandonados, sem investimentos”, destaca a justificativa do requerimento do vereador Renato Geske, que em 2021 era líder do governo e agora está na oposição.
Segundo a Prefeitura de Florianópolis, a obra terá a extensão de 1,2 km, interligando a Rua João Pacheco da Costa, no Canto dos Araçás, à Rua Salvatina Feliciana dos Santos, no Itacorubi. Ela terá ciclovia, e vai desafogar a SC-404 (Rodovia Admar Gonzaga), que passará a ter apenas o sentido Itacorubi-Lagoa. Segundo a Prefeitura, espera-se que o projeto da obra esteja pronto até março, e que a execução leve dois anos. O orçamento estimado é de R$ 150 milhões.
“A obra, com tamanho impacto ambiental e financeiro, precisa de muito debate público e, nesse sentido, a realização da audiência proposta é fundamental”, diz o requerimento do vereador Afrânio Boppré.