Florianópolis amanheceu nesta quarta-feira (26) com a paralisação de diversas linhas de ônibus do Consórcio Fênix. O Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano) bloqueou a saída de ônibus da garagem de Canasvieiras, no Norte da Ilha. Segundo a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), linhas em direção ao Leste e Norte da Ilha estão sem circulação. As linhas intermunicipais e para outros locais de Florianópolis operam normalmente.
Plataforma A do Ticen está bloqueada | Vídeo: GMF
Tican também está sem ônibus | Vídeo: GMF
O Sintraturb cobra pagamentos para motoristas e cobradores demitidos durante a pandemia. A expectativa é de que haja uma assembleia com os trabalhadores no início da tarde. O prefeito da capital, Gean Loureiro (DEM), afirmou que irá convocar uma reunião de emergência e que “há uma falha grave no cumprimento do contrato”.
As 6h da manhã fui comunicado de paralisação de parte transporte. Uma divergência entre empresas e trabalhadores. Estou chamando reunião de emergência para as próximas horas. Há uma falha grave no cumprimento do contrato. Floripa paga e paga muito bem para ter transporte rodando.
— Gean Loureiro (@GeanLoureiro) January 26, 2022
Trabalhadores na garagem de Canasvieiras | Vídeo: GMF