Vacinação contra a gripe não atinge nem 30% do público-alvo em Santa Catarina, mesmo com dia D

Vacinação contra a gripe não atinge nem 30% do público-alvo em Santa Catarina, mesmo com dia D
Foto: Imagem Ilustrativa/Freepik

A vacinação contra gripe em Santa atingiu apenas 27,85% de cobertura para grupos prioritários,

gestantes, crianças e idosos. Frente à baixa adesão, a SES (Secretária de Estado da Saúde) reforça a importância da imunização.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Durante o inverno, com a queda da temperatura, aumentam as chances de transmissão de doenças respiratórias como a gripe, segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde),

Posição no ranking nacional

Santa Catarina ocupa a terceira posição do ranking nacional da vacinação. A média nacional de cobertura vacinal é de somente 22,28%, mais de cinco pontos percentuais abaixo da adesão catarinense.

Como já divulgado, o estado aplicou um total de 1.008.857 doses da vacina contra a gripe. O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, reforçou a importância da imunização, especialmente entre os grupos prioritários: “É essencial que o público-alvo se vacine, pois são justamente essas pessoas que mais frequentemente acabam internadas em nossos hospitais”, alertou.

Diante da baixa procura pela vacina, instituições de saúde em todo o Brasil organizaram o Dia D da vacinação, realizado no último sábado (10). Somente em Santa Catarina, 163.209 pessoas foram imunizadas durante a mobilização.

Importância da vacinação contra gripe

A vacinação contra a gripe é a medida mais eficaz para evitar complicações graves, internações e mortes, especialmente entre os grupos prioritários. Segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde), além de proteger quem se vacina, a imunização também ajuda a diminuir a circulação do vírus em locais públicos, aliviando a pressão sobre os serviços de saúde e reduzindo os impactos da doença na sociedade.

Neste ano, a vacina foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação para crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Como já informado, a vacina continuará disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Após o fim da campanha, ela seguirá sendo oferecida ao público-alvo.

Para se vacinar, é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento de identidade com foto, a fim de atualizar o histórico vacinal.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%