Pesquisa aponta que gasto com Dia das Mães em Santa Catarina deve bater recorde em 2025

Pesquisa aponta que gasto com Dia das Mães em Santa Catarina deve bater recorde em 2025
Foto: Thiago Kaue/Secom

Neste ano, Santa Catarina deve registrar o maior volume da história em gastos com o Dia das Mães, de acordo com a pesquisa da Fecomércio SC. Os catarinenses estão dispostos a gastar, em média, R$ 307,60 com presentes e comemorações, valor 28% maior do que em 2024. O crescimento supera em muito a inflação do período, estimada em 5%.

Embora o cenário econômico seja desafiador, com pressões inflacionárias e juros elevados, a pesquisa revela que 45,1% dos consumidores avaliam que sua situação financeira melhorou em relação ao ano passado, um aumento de 5,3 pontos percentuais. Além disso, a intenção de consumo no estado cresceu 1,2% em abril, o terceiro melhor desempenho do país, conforme dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio).

Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, os números refletem a força da economia catarinense embora em um contexto nacional complexo.

“Os dados mostram que o consumidor está mais confiante e disposto a presentear as mães com itens de qualidade. Isso incentiva o bom desempenho do nosso comércio e dos serviços, beneficiando outros setores também, assim como garantindo mais emprego para o nosso trabalhador”, afirma.

Resiliência e otimismo

“Estamos bastante contentes com os números da intenção de compras para esse Dia das Mães. A economia de Santa Catarina tem dados sinais recorrentes de resiliência, mesmo em meio a um cenário nacional complexo. O lado bom de tudo isso é que o catarinense está mais disposto a dar bons presentes para as mães”, diz o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni.

Outros dados econômicos também reforçam o bom momento da economia. Conforme o IBGE, a taxa de desemprego em Santa Catarina é de 2,7%, a menor em 10 anos, enquanto a média nacional é de 7%. Além disso, a renda do catarinense cresceu cerca de 14% no último ano, garantindo mais poder de compra para o trabalhador.

Preferências de gasto com presentes

  • Os itens mais buscados são:
  • Roupas (28%)
  • Perfumes e cosméticos (25%)
  • Calçados e bolsas (15%)
  • Flores (8%)
  • Eletrodomésticos (4%)

Comemoração

  • 41% farão almoço ou jantar em casa de familiares
  • 16% levarão as mães a restaurantes
  • 38% não participarão de celebrações específicas

Hábitos de compra

Os consumidores também foram questionados a respeito do período da compra dos presentes. Conforme a pesquisa, a maior parte (51,3%) ainda opta por realizar as compras na semana da data comemorativa.

A véspera é uma opção para 18,2% dos consumidores. A proporção de compras feitas até duas semanas antes aumentou, chegando a 19,1% em 2025. Nesse sentido, a parcela dos consumidores que compram mais de duas semanas antes é de 3,5%.

Além disso, a maioria dos catarinenses (86%) ainda prefere pagar à vista, percentual que se mantém estável em relação ao ano anterior (86,7%). O pagamento parcelado é a opção de 13,1% dos consumidores, ligeiramente superior aos 12% de 2024, refletindo, portanto, uma pequena retomada no uso de parcelamentos.

A pesquisa da Fecomércio SC reforça que, mesmo em um ano de incertezas econômicas, o Dia das Mães segue como uma das datas mais importantes para o comércio, com os catarinenses demonstrando disposição para celebrar com presentes bem como momentos especiais.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%