Documentário sobre a vida de Padre Vilson Groh é lançado no YouTube nesta segunda-feira

Documentário sobre a vida de Padre Vilson Groh é lançado no YouTube nesta segunda-feira
Foto: Divulgação

A trajetória do educador social Padre Vilson Groh, que há mais de quatro décadas atua nas periferias da Grande Florianópolis, agora poderá ser conhecida por todo o Brasil. O documentário “Pão e Beleza: Caminhos de Padre Vilson” será lançado oficialmente, nesta segunda-feira (5) às 19h, no canal do IVG (Instituto Pe. Vilson Groh) no YouTube, acessível gratuitamente para o público.

A prévia do filme já está disponível no canal oficial do Instituto Pe. Vilson Groh no YouTube. Dirigido pelos cineastas Kátia Klock e Kiko Goifman, o filme retrata, de forma sensível e poética, a história de vida de Padre Vilson desde a infância em Brusque até sua chegada ao Monte Serrat, comunidade situada no Maciço Morro da Cruz, em Florianópolis, onde consolidou sua atuação como referência na luta por justiça social, educação e oportunidades para crianças e jovens das periferias.

“O lançamento digital do documentário é um convite para que mais pessoas conheçam a história de um homem que, a partir da escuta, do diálogo e da convivência com os mais pobres, construiu uma trajetória de transformação social coletiva”, explica Morgana Andrade, idealizadora do projeto.

A produção estreou em sessões especiais na capital catarinense e agora ganha alcance nacional e internacional por meio da internet. “A decisão de disponibilizar o documentário no YouTube reforça o compromisso do IVG com o acesso democrático à cultura e à memória social”, destaca Lucieni Braun, gerente executiva do Instituto.

Padre Vilson acompanhou todo o processo de produção de perto

A narrativa do filme percorre escadarias, vielas e encontros com pessoas que fizeram parte da trajetória do padre. “É um documentário construído com o Padre Vilson, não apenas sobre ele. O caminhar é um elemento central da narrativa, representando o movimento contínuo de transformação, escuta e presença que marcam sua vida”, pontua Goifman.

Padre Vilson acompanhou todo o processo de produção de perto, mas só assistiu à versão final na pré-estreia ao lado da família. “No início, resisti à ideia do documentário. Sempre entendi minha caminhada como uma construção coletiva.

Mas, ao perceber que essa história poderia inspirar outros e contribuir com a cultura da solidariedade, aceitei”, relembra.
A realização é do Instituto Pe. Vilson Groh, com patrocínio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (3659/1991), e apoio cultural de diversas empresas e organizações parceiras.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%