
A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) tem se destacado na defesa da inclusão da construção de um túnel no Morro dos Cavalos, em Palhoça, como condição para a renovação do contrato de concessão da BR-101 com a Arteris Litoral Sul. Em entrevista ao Jogo do Poder, da Jovem Pan News Florianópolis, nesta terça-feira (15), a parlamentar afirmou que o Sul do Estado não aceitará a prorrogação do contrato por mais 15 anos sem a garantia da execução dessa obra essencial.
Geovânia ressalta que o acidente ocorrido no domingo (6), que destruiu 27 veículos e paralisou o tráfego por mais de 15 horas, reforça a urgência da obra.
“O Morro dos Cavalos é uma das minhas principais bandeiras. Eu nunca deixei de lutar pelo Morro dos Cavalos, inclusive, todas as audiências públicas do Fórum Parlamentar Catarinense no Estado, bem como reuniões participativas da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), com as duas concessionárias, CCR e Arteris. Quando se fala em Morro dos Cavalos, nós temos uma luta de aproximadamente 15 anos”, afirma.
A parlamentar destaca que o Sul de Santa Catarina teve um desenvolvimento muito após o Norte, citando que a duplicação da BR-101 começou pela região Norte, ficando o Sul em segundo plano.
“Isso atrapalha totalmente o desenvolvimento da nossa região, social e econômica. O Morro dos Cavalos é um grande gargalo. Tanto que, a cada momento que temos algum acidente ou desmoronamento, o tema sempre é lembrado, mas ele nunca saiu da nossa pauta”, reflete.
A deputada tem participado ativamente de reuniões com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e representantes da ANTT para discutir a inclusão do túnel no novo contrato de concessão. Ela relembra que o projeto inicial, há 15 anos, era estimado em R$ 700 milhões. “Pelo que ouvi da previsão, agora chega a R$ 2,4 bilhões”, diz.
Ela defende que o Sul não irá aceitar a otimização do contrato sem que esteja contemplado o Morro dos Cavalos. “Na apresentação da Arteris com a ANTT, em 2024, não estava o Morro dos Cavalos. Eu fiz a sugestão na CCR: se a Arteris não assumir, tem como a CCR assumir? No final de 2024, a CCR considerou a discussão. E o ministro Renan Filho disse: ‘não, tem que ter contemplado nessa extensão do prazo e também vai mexer no pedágio'”.
A BR-101 é considerada um eixo fundamental para a região, por onde circula grande parte da produção industrial do Sul catarinense. A deputada Geovânia de Sá reforça que a inclusão do túnel no Morro dos Cavalos é uma prioridade para a região Sul e que continuará acompanhando de perto as tratativas para garantir a execução da obra.
Reunião da bancada federal com Renan Filho fica para a próxima semana
Ficaram para a semana que vem as reuniões da bancada federal catarinense com o ministro Renan Filho (MDB), dos Transportes, e com o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio. Na agenda, a chamada otimização do contratos de concessão na BR-101.
Inicialmente, a expectativa era de que as reuniões acontecessem já nesta quarta-feira, dia 16. No entanto, os encontros foram confirmados para a quarta-feira seguinte, dia 23 de março.
Confira um trecho da entrevista:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Jovem Pan News Florianópolis (@jovempannewsfloripa)