O número de casos ativos de Covid-19 em Santa Catarina aumentou 306% entre a última semana de dezembro e a primeira semana de janeiro. A média móvel de novos casos confirmados teve um salto de 269%. Os dados são do novo boletim epidemiológico da Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (Dive).
Até o dia 8 de janeiro, eram 18.337 casos ativos no estado. “No verão, especialmente nas cidades litorâneas, é normal que haja o aumento da circulação de pessoas. Isso também faz com que o vírus circule mais. Além disso, podemos ver que o índice de transmissibilidade da doença está acima de 2,0 em algumas regiões do estado, o que significa que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 200. Em dezembro, as taxas estavam abaixo de 1,0”, afirmou a Dive, que também ressalta a circulação comunitária da variante Ômicron.
A previsão do órgão é de mais aumento no número de casos. A Dive afirma que estima-se que o estado registre 36.500 casos novos de Covid-19, uma média de 3.650 casos por dia, entre os dias 9 e 18 de janeiro. As recomendações da diretoria seguem sendo o uso de máscaras, distanciamento social e vacinação.