FECAM e Governo do Estado avançam na implementação do Cadastro Único para pessoas em situação de rua

FECAM e Governo do Estado avançam na implementação do Cadastro Único para pessoas em situação de rua
Foto: FECAM/Divulgação

A FECAM  (Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina) e o Governo do Estado avançam na criação de Cadastro Único para população em situação de rua.

Durante a reunião da última semana foi apresentado o aplicativo Acolher, uma ferramenta inovadora que permitirá a identificação das pessoas em situação de rua por reconhecimento facial, geolocalização para monitoramento da população e integração entre as equipes envolvidas.

O sistema vai funcionar como uma base de dados estratégica, auxiliando o setor público na tomada de decisões mais assertivas sobre a questão. Essa primeira etapa do projeto está sob coordenação do prefeito de Joinville, Adriano Silva, a pedido do presidente da FECAM, prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. O prefeito de Joinville também dará a forma final ao documento que será entregue ao Estado.

A FECAM tem o papel de garantir a efetivação do cadastro estadual da população em situação de rua que será construído pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública, a partir de referências já existentes no município de Florianópolis.

“Esse cadastro vai garantir identificar com precisão o número de pessoas em situação de rua ou que estão de passagem em cada município catarinense. A partir disto, serão identificadas as demandas, o perfil da população e suas necessidades, assegurando que as políticas públicas possam trabalhar de forma integrada e articulada no atendimento a esta população”, afirma o diretor executivo da entidade, Adriano de Medeiros Caldas.

Além disso, a entidade irá solicitar ao Governo do Estado o fortalecimento de políticas públicas, como Saúde, Assistência Social, Trabalho e Renda, Segurança Alimentar e Nutricional, Habitação e Segurança Pública, e a capacitação dos agentes públicos envolvidos.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%