A Prefeitura de Florianópolis, por meio do Procon Municipal, notificou na última quarta-feira (5), oito postos de combustíveis da Capital sobre o reajuste no preço do GNV (Gás Natural Veicular). Durante a ação, o órgão solicitou notas fiscais, apresentação da composição do preço final aos consumidores e o faturamento bruto das empresas para garantir que os postos não estavam cobrando preços abusivos aos consumidores.
No fim do ano passado, a SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina), chegou a anunciar um reajuste de 42% no GNV, porém uma liminar na justiça alterou o percentual de reajuste para 19% de 5 de janeiro até 30 junho.
“Mesmo com o reajuste não sendo tão alto como anunciado anteriormente, ele ainda representa um aumento significativo em um setor muito importante da nossa economia. Por isso, a partir do momento que ele começou a valer, as equipes do Procon foram aos postos para garantir que o consumidor não seja lesado no processo”, explicou o secretário Municipal de Defesa do Cidadão, Eradio Manoel Goncalves.
No dia 27 de dezembro, o Procon de Florianópolis, já havia notificado a SCGÁS sobre o reajuste do gás natural. Na ocasião, a Prefeitura pediu esclarecimentos sobre o aumento tão expressivo no valor do insumo.