
Na terça-feira (18), a Prefeitura de São José intensificou a fiscalização e abordagens a moradores de rua e pessoas em situação de dependência química, com o objetivo de garantir a ordem pública, a segurança das ruas e a desobstrução de calçadas e praças.
A ação contou com a presença do prefeito Orvino Coelho de Ávila, do vice-prefeito Michel Schlemper, além de equipes da Susp (Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos), da Secretaria de Infraestrutura e da Guarda Municipal.
Durante a operação, as equipes percorreram diversos pontos da cidade onde há registro de ocupação irregular de espaços públicos, com o objetivo de orientar as pessoas sobre os serviços assistenciais disponíveis e coibir possíveis delitos e perturbações.
O prefeito Orvino destacou que a iniciativa busca não apenas garantir a segurança e o direito de ir e vir da população, mas também oferecer apoio àqueles que necessitam de assistência social e tratamento para dependência química.
Nas primeiras horas da operação, os fiscais da Susp, com apoio da Infraestrutura e Guarda Municipal, abordaram um grupo de moradores de rua e dependência química na Praça de Campinas, onde foi encontrado um simulacro de arma e um facão. Uma das pessoas abordadas pediu apoio e foi encaminhada ao Centro Pop.
O prefeito, atendendo apelo de moradores da região, determinou que seja reforçada a iluminação pública na Praça e o corte de uma árvore. Um caminhão e uma equipe da Infraestrutura recolheu o lixo resultante da operação.
“É uma realidade brasileira, mas não podemos deixar a coisa sair do controle. Nós temos todo um trabalho de nossa equipe da Assistência Social, porque a rua não é um local do ser humano habitar e viver”, ressaltou Orvino.
Ele solicitou que a população colabore com o trabalho de garantia da ordem pública, segurança das ruas e desobstrução de calçadas e praças. “Não deem esmolas. Nós temos o trabalho do Centro Pop que fornece esse atendimento. Nós vamos continuar com esse trabalho e no empenho de nossa Assistência Social e da Susp para minimizar esse problema em São José”, destacou.
O vice-prefeito e secretário da Susp, Michel Schlemper, salienta que há quatro anos São José vem realizando ações de assistência social a esse público.
“Quem quer tratamento ou retornar à sua casa, a Prefeitura apoia. Agora, temos a questão da ordem pública que tem de ser respeitada e mantida. Vamos intensificar o trabalho. Quem quiser fazer um trabalho voluntário e apoiar essas pessoas, que procure a nossa Assistência Social”, disse.
O trabalho de fiscalização será realizado todos os dias, das 7h às 22h, e as pessoas podem acionar a equipe pelo telefone (48) 3381-0020.