Avaí, que divide a liderança com a Chapecoense, e o Figueirense, quinto colocado, estarão em campo na noite desta quarta-feira (22) pela terceira rodada do Campeonato Catarinense 2025. Embora o foco seja a classificação entre os oito que disputarão a fase de mata mata, o pensamento das duas equipes está voltado para o clássico de sábado, 16h30min, na Ressacada.
É uma rivalidade centenária que mexe com o torcedor das duas equipes e não sai do noticiário e nem da cabeça das duas equipes. Especialmente pelo fato de a diretoria do Avaí decidir cobrar R$ 200,00 pelo ingresso ao torcedor do Figueirense. O clube protestou e o Procon Municipal exigiu explicações do jurídico do Avaí.
O Avaí, com um elenco qualificado e comandado por Enderson Moreira, encara o Caravaggio, lanterna da competição, no Estádio da Montanha, em Nova Veneza, às 19 horas, com transmissão da Jovem Pan News Floripa a partir das 18 horas. A narração é de Pepeo Cardoso e o ouvinte pode acompanhar nos 103.3 FM, APP e canal da emissora no Youtube.
Apesar do favoritismo, o técnico deve realizar mudanças na equipe para preservar atletas importantes visando o clássico. A ausência confirmada do capitão Eduardo Brock, devido ao corte sofrido contra o Brusque. Marcos Vinícius e Zé Ricardo treinaram normalmente e indicam que o Leão da Ilha ainda busca o equilíbrio ideal em campo.
O ataque, que conta com Alef Manga e Cléber, atletas que estavam parados por suspensão há muito tempo, precisa melhorar seu ritmo. Já Marquinhos Gabriel, longe de sua melhor forma, pode dar espaço para novas alternativas. Com dois empates nas rodadas iniciais, o Avaí precisa apresentar um futebol mais coletivo para consolidar sua posição entre os favoritos.
Figueirense: desafio contra o atual campeão
No Estádio Orlando Scarpelli, o Figueirense encara o Criciúma, atual campeão estadual, em um confronto que promete ser bem mais complicado. O técnico Thiago Carvalho busca a primeira vitória e a formação ideal da equipe, que ainda não convenceu a torcida. A pressão é grande, especialmente após o empate frustrante contra o Hercílio Luz.
Thiago Carvalho quer uma equipe competitiva, já pensando no grande objetivo da temporada: o retorno à Série B do Campeonato Brasileiro. Diante de um adversário qualificado como o Criciúma, uma vitória seria um divisor de águas para as pretensões do Alvinegro e uma motivação a mais para o confronto da cidade, o clássico diante do Avaí no sábado (25), na Ressacada.
A terceira rodada do Catarinense reserva outros bons confrontos: Joinville x Concórdia (19h, Arena Joinville): Jogo interessante entre equipes que buscam estabilidade na competição; Brusque x Chapecoense (19h30min, Estádio Augusto Bauer): Promessa de um grande duelo no Vale do Itajaí; Barra x Santa Catarina (quinta-feira, Arena Barra): Confronto direto por posições intermediárias; Marcilio Dias x Hercílio Luz (quinta-feira, Gigantão das Avenidas): Promete ser equilibrado e movimentado.