A academia Company Fitness, localizada no bairro Córrego Grande, em Florianópolis, fechou as portas no dia 6 de janeiro de 2025, sem aviso prévio aos alunos. A decisão deixou diversos consumidores insatisfeitos, especialmente porque a empresa se recusa a cancelar os contratos vigentes, o que tem impedido alguns de suspender os pagamentos das parcelas no cartão de crédito.
A academia, que tinha o alvará sanitário vencido desde junho de 2024, também enfrentava problemas financeiros, incluindo a falta de pagamento do aluguel, o que resultou em uma Ordem de Despejo. Além disso, clientes relataram que o local estava com a limpeza deficiente e os aparelhos sem a manutenção necessária.
Após a denúncia de consumidores, o Procon SC notificou a empresa, que agora tem um prazo para apresentar a defesa. Com isso, a Diretoria de Defesa do Consumidor de Santa Catarina poderá decidir sobre a abertura de um processo administrativo sancionador.
As principais queixas dos consumidores incluem oferta não cumprida, falha na prestação do serviço e publicidade enganosa — questões que são tratadas no Código de Defesa do Consumidor.
A delegada Michele Alves, diretora do Procon SC, afirmou que os consumidores que tiveram prejuízos financeiros deverão buscar uma solução judicial ou tentar um acordo com a própria empresa para reaver os valores pagos.
“O Procon SC vai analisar em relação ao descumprimento de uma regra de consumo”, disse Michele Alves.
Como acionar o Procon SC
Os consumidores podem entrar em contato com o Procon SC de diversas formas:
Telefone 151: ligação gratuita para tirar dúvidas.
Zap Denúncia: WhatsApp para realizar denúncias – (48) 3665 9057.
Site do Procon SC: é possível fazer reclamações, além de entender a diferença entre reclamação e denúncia.
Atendimento presencial: Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.