O estudante que conquistou o 2º lugar no vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) é de Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina. Considerado o mais difícil do país, o vestibular teve o resultado divulgado na última quinta-feira (19).
Entre as 180 pessoas que conquistaram uma vaga para estudar no Instituto a partir de 2025, está Elias de Vargas Becker, de 18 anos, que foi o segundo melhor entre 9.781 candidatos.
Ao portal JMais, o jovem contou como foi a rotina de estudos e preparação para o vestibular do ITA. O estudante se preparou em uma instituição privada em São José dos Campos, no Estado de São Paulo.
“Na minha rotina de estudos, acordava às 7h30, começava a estudar por volta das 8h até o meio-dia. À tarde, ia para aula e raramente estudava depois das 21h. Neste ano foquei mais em fazer exercícios, pois já tinha as anotações do ano passado, além de fazer mais provas antigas do ITA, coisa que tinha deixado de lado nos anos anteriores”, conta Elias.
Apesar de não ter sido aprovado nas outras duas tentativas, o estudante não se abalou e manteve o foco em busca da oportunidade, mas também procurou cuidar mais de si mesmo. “Além da rotina de estudos, tirei mais dúvidas com meus amigos. Também fiz atividade física mais frequentemente e descansei mais, principalmente mais perto das provas”, explica.
Vestibular do ITA tem duas fases
A primeira etapa do vestibular do ITA foi realizada no dia 13 de outubro, com 48 questões de matemática, física, química e inglês. Já a segunda fase ocorreu em novembro, com quatro dias de provas discursivas.
Em cada um dos dias na segunda etapa, foram realizadas provas para matemática, física, química e português, além de redação. A nota da redação, inclusive, surpreendeu o estudante catarinense. “O resultado me surpreendeu bastante, principalmente a nota de redação, já que era bem raro conseguir notas altas.”
Em 2025, o ITA realizou mudanças para tornar o processo seletivo mais acessível para os candidatos. Neste ano, foram acrescidos 30 vagas a mais na comparação com o último vestibular.
São oito opções de engenharia e, ao final do 1º ano, o estudante opta por permanecer como civil ou seguir carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica.
Com informações de Portal JMais.