
O Governo de Santa Catarina lançou oficialmente nesta segunda-feira (2) o PIE (Programa de Incentivo ao Esporte). A solenidade no Teatro Ademir Rosa, do CIC (Centro Integrado de Cultura), em Florianópolis, contou com a presença do governador Jorginho Mello e do presidente da Fesporte, Freibergue do Nascimento.
O programa contará com o investimento estimado de R$ 75 milhões por ano para apoiar atletas, clubes, federações e projetos sociais ligados ao esporte.
Entre os principais objetivos do PIE está o fomento ao esporte de base; fortalecimento de entidades esportivas; e a inclusão social por meio do esporte.
Como vai funcionar
Os projetos esportivos serão avaliados pelo Governo do Estado e, após aprovados, poderão captar recursos da iniciativa privada. Assim, os empresários poderão trocar o pagamento do ICMS para financiar algum projeto esportivo em Santa Catarina.
Três bases fazem parte do Programa de Incentivo ao Esporte:
- Fomento ao esporte de base, ou seja, inciativas que apoiem jovens talentos, crianças e adolescentes;
- Fortalecimento das entidades esportivas, auxiliares, clubes e associações em suas atividades;
- Inclusão social, evitando que crianças e adolescentes estejam nas ruas.
Jorginho Mello destacou que o PIE é um compromisso de campanha e que está no Plano de Governo em alocar recursos e criar condições. “Só foi possível agora, após o superávit, fruto do trabalho principalmente da Secretaria da Fazenda, buscando fazer economia, foi possível aportar esse recurso agora para fazer investimento no esporte amador, no esporte de competição, em escolinhas, isso vai ao encontro do que os grandes clubes também desejam. Esporte de todas as áreas e categorias poderão ter chances de acessar esse fundo, vindo do ICMS”, ressaltou.