As eleições da OAB/SC acontecem nesta sexta-feira (22), e uma reviravolta no processo ocorreu na noite desta quinta-feira (21), com a cassação do registro de candidatura de Rodrigo Curi, da chapa 2.
A decisão pela cassação ocorreu por não ter conseguido cumprir o requisito de 30% de negros ou pardos na chapa. O recurso foi impetrado pela candidata Vivian de Gann.
Curi representa a chapa 2, do Movimento Basta, que faz oposição aos demais candidatos: a própria Vívian, da chapa 1 de oposição à atual presidência, e Juliano Mandellli, da chapa 3, apoiado pela atual diretoria.
Esse tema foi levantado no debate de quarta-feira (20) realizado pela Jovem Pan News Florianópolis, quando a chapa 2 ainda concorria sob efeito suspensivo.
As eleições para as diretorias e conselhos da Seccional catarinense e das subseções acontecem nesta sexta, até às 17h, em formato on-line e híbrido. Serão eleitos representantes para o conselho seccional, diretoria, conselheiros federais, diretoria da CAASC (Caixa de Assistência dos Advogados) e diretorias das 53 subseções ou conselhos subseccionais.
O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade, exceto em casos de ausência justificada por escrito.